sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sol Ar poético


Turmas: 6º ano A e B
Professor Orientador:
Colaboradores: biblioteca e laboratório de informática
Apoio: professora Maria Lúcia Ferreira,
Dia do evento

Justificativa: mediante a grande dificuldade na aquisição do processo da leitura e da escrita pelos alunos, observamos a urgência de dinamizar esse processo com atividades as quais possibilitem desenvolver a criatividade, o prazer da leitura e sua expressividade através da oralidade no momento mágico do Sol Ar, aprofundando o seu conhecimento literário e desenvolvendo a sua performance, proporcionando socialização, momentos lúdicos e o prazer no  aprender. Desta forma, justifica-se a implantação deste projeto que com a sua continuidade e aprimoramento de suas oficinas, surgirão os saraus literários, concursos de poesias, melhorando assim o desempenho dos alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita.

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Também deve conhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade.

Dinâmica

O Sol Ar se faz através de oficinas , seguindo as seguintes etapas:

1ª etapa-pesquisa na biblioteca e internet.
2ª etapa-estudo temático e elaboração do texto resumo(Quem escreve, para quem escreve, com que finalidade?)
3ªetapa-publicação do trabalho do aluno no blog do Sol Ar.
4ª etapa-Apresentação.

Oficina , 1

1º momento. conhecer um pouco do universo poético do aluno. Diferenciar o que é poesia e o que é poema.
2º momento: ir com a turma à biblioteca e peça que seja apresentado ao aluno o acervo poético da escola e sugira que cada um escolha um livro e saborei-o. Escolha um dos poemas , para seguir com a oficina.
4º momento- Sol Ar. Cada um vai apresentar o seu poeta, assim como um amigo.
Ler o poema com expressividade e postura. O aluno deverá expressar suas impressões partindo do seguinte questionamento: O que o poema despertou em você e o que o autor quis exprimir?

Observações: poemas evocam sensações, impressões, sentimentos, ideias, imagens, reflexões. Ajude os alunos a descobrir o que o poema desperta em cada um deles.quando lemos, temos um objetivo: buscar informação, ampliar conhecimento, meditar, entreter-nos. É importante preparar a apresentação com cuidado, e isso vale também para o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário